Criamos mais que ferramentas para Arquitetura

Um pouco da nossa história

O Shaders Design surgiu em 2013 para resolver uma das nossas maiores necessidades, ter uma biblioteca de materiais de alta qualidade sempre a mão para o SketchUp e V-Ray.

A ideia surgiu pois levávamos muito tempo para criar materiais para os nossos Projetos de Arquitetura, o que gerava um prazo maior de entrega das imagens finais para os nossos clientes. E como a necessidade principal na criação de visualizações de arquitetura é mostrar a proposta de projeto, não achávamos pratico levar tanto tempo para criar materiais que tivessem propriedades fisicamente corretas para cada projeto.

Inicialmente tentamos usar bibliotecas disponíveis na internet com formato VRMAT ou VISMAT, porém sempre encontrávamos problemas de configurações,  texturas de baixa qualidade e incompatibilidade com as versões do V-Ray, com texturas perdidas e materiais que não estavam da forma fisicamente correta, o que prejudicava o resultado final.

A versão zero do Shaders Design foi criada apenas para ser usada no nosso escritório, antes mesmo do Mastertuts nascer. Porém muitos dos nossos alunos no curso presencial achavam interessante a ferramenta e os profissionais de arquitetura adoravam, já que não precisa fazer essa etapa durante o processo de criação para o render, apenas a luz e o render final, todos os materiais já estavam disponíveis, o que aumentou o ganho de velocidade no fluxo de trabalho em até 100 vezes.

Criar materiais cada vez mais realistas para o V-Ray fez com que o Arquiteto Henrique Barros começasse a estudar profundamente os materiais, não apenas de forma superficial mais também de forma física, o que o tornou um dos maiores especialistas na criação de materiais para o V-Ray for SketchUp, com mais de 150 videos falando apenas sobre criação de Materiais no Youtube 

Diante do interesse de tantas pessoas pelo Shaders Design e a criação prática de materiais, em 14 de fevereiro de 2016 apresentamos publicamente a versão como Beta do plugin, neste video você pode ver a prévia da primeira versão:

 

Depois de lançarmos o Shaders Design para o público a ferramenta evoluiu bastante e a biblioteca vem aumentando cada vez mais. E agora na versão 3.0 estamos começando um nova era em criação de Materiais para o SketchUp com texturas de alta qualidade e com algumas delas criadas através do Substance Designer.

E essa evolução não para, e a nossa meta é integrar completamente a ferramenta ao SketchUp e V-Ray para que você tenha sempre os materiais disponíveis e atualizações frequentes.

O que ainda vem por ai!

O Shaders Design esta em desenvolvimento para torna-se totalmente online o que permitirá maior velocidade nas atualizações e praticidade permitindo os usuários abrirem em qualquer lugar com conexão a internet.

Este é o próximo passo na evolução da ferramenta.